Como surgiu a ABINVI?
1. Instalação e início das atividades do CDA de Perícia de Incêndio e Explosão no CBMES.
No ano de 2010, 02 oficiais peritos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espirito Santo, o então Major Scharlyston Martins de Paiva e o Cap André Pimentel Lugon decidiram criar um comitê de apaixonados pela temática da investigação de incêndio para avaliar melhor os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos, consequentemente aprimorar as atividades no Âmbito da Corporação.
Desse modo, o Comitê de Desenvolvimento de Atividades de Perícia de Incêndio, ou simplesmente CDA de Perícia, como foi chamado, iniciou os trabalhos com a elaboração de um planejamento que partia de um diagnóstico, passando por um benchmarking no Brasil e no Exterior
Cap. André Pimentel Lugon e Capitão Pedro Dalvi Boina em visita ao CBMDF (2012)
2. Início das ações de Benchmarking nacional e internacional sobre a temática da Perícia de Incêndio e Explosão.
No ano de 2012 foi dado início ao projeto de benchmarking nacional e internacional a fim de adquirir conhecimentos e trazer para o CBMES o que havia de mais moderno na área de perícia de incêndio.
No Brasil foram visitados os Corpos de Bombeiros do Distrito Federal, de Santa Catarina e de São Paulo, além da Polícia Técnico científica do Estado de São Paulo.
Internacionalmente foram realizadas as seguintes atividades:
a) Participação no ISFI (International Symposium of Fire Investigation Science and Technology) na Universidade de Maryland – Nos Estados Unidos da América;
b) Visita técnica ao NY Fire Department na Cidade de Nova York – EUA.
Participaram da missão o Tenente-Coronel BM Alexandre dos Santos Cerqueira, o Major BM Scharlyston Martins de Paiva, o Major BM Rodrigo Nascimento Ribeiro Alves e o Capitão BM Pedro Dalvi Boina.
3. Associação de 03 oficiais à IAAI (International Association of Arson Investigators).
No ano de 2013 o Tenente-Coronel BM Alexandre dos Santos Cerqueira, o Major BM Scharlyston Martins de Paiva e o Capitão BM André Pimentel Lugon, peritos de incêndio da Corporação se tornaram os primeiros oficiais do Brasil a se filiarem a Organização Internacional.
Ten Cel Scharlyston Paiva e Maj Lugon recebendo a Certificação IAAI-FIT das mãos do Diretor Ricardo Torres durante o ITC de Las Vegas – Nevada em 2015
4. Participação na ITC (International training and Conference) na Flórida, nos Estados Unidos da América.
Em abril de 2013 o TC Cerqueira, O Maj Paiva e o Cap Lugon, peritos de incêndio do CBMES participaram da maior Conferência de treinamento do mundo a International Training and Conference na cidade de Orlando, FL – e realizaram a visita Técnica no Orlando Bomb Squad, Unidade especializada em Investigação de Incêndio e explosão do Corpo de Bombeiros de Orlando.
5. Participação na ITC (International training and Conference) na Cidade de Las Vegas, no Estado de Nevada – nos Estados Unidos da América e realização do Curso “Fundamentals of Fire Investigation”
Em maio de 2014, novamente o os tres oficiais do CBMES participaram do ITC, Dessa vez, na cidade de Las Vegas, em Nevada, – EUA e realizaram a visita Técnica no Clark County Fire Department.
6. Participação na ITC (International training and Conference) e visita ao Chicago Fire Department e laboratório UL no Estado de Illinois – nos Estados Unidos da América.
Em maio de 2015 o TC Paiva e o Maj Lugon, participaram do ITC na cidade de Chicago, IL – EUA, fizeram parte do Curso “Burn to Learn” e realizaram visitas técnicas no Chicago Fire Departament e Laboratório de Pesquisas de Incêndio UL em companhia dos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, TC George Cajaty e MAj Thiago Jhon.
7. Certificação – Fire Investigation Technician (IAAI-FIT).
Ainda durante o ITC de Chicago em 2015, o TC Paiva e o Maj Lugon receberam das mãos do Diretor da IAAI Ricardo Damian Torres a Certificação IAAI-FIT (Fire Inestigation Technician) após a aprovação em exame intelectual.
8. Participação na ITC (International training and Conference) na Flórida, nos Estados Unidos da América.
Em 2016, no mês de abril , amis uma vez houve a participação no ITC do TC Paiva e do Maj Lugon, na cidade de Orlando, FL – EUA e pela primeira vez os Peritos fizeram uma apresentação ao Board of Directors acerca do início da jornada rumo a evolução da Investigação de Incêndio no Brasil.
9. Certificação – Certified Instructor (IAAI-CI).
No evento do ITC os Perito ainda adquiriam a segunda Certificação após exame intelectual.
A certificação de Instrutor Internacional de Investigação de Incêndio credita ao seu detentor um excelente nível de conhecimento intelectual e profissional, bem como habilidades como instrutor nas atividades relacionadas a incêndios, particularmente no que se refere às investigações de incêndio e explosão e credencia o possuidor da certificação a ministrar instruções em todo o mundo em português, inglês e espanhol.
Ten Cel Scharlyston Paiva e Maj Lugon recebendo a premiação “Alward Of Recognition” durante o ITC de Chicago -EUA em 2015
10. Participação na ITC (International training and Conference) em Las Vegas, no Estado de Nevada – nos Estados Unidos da América e premiação “Award of Recognition”.
No ano seguinte, 2017, no mês de maio, o TC Paiva, e o MajLugon, participaram pela 5ª vez do International Training and Conference, dessa vez, novamente na cidade de Las Vegas, NV – EUA e realizaram a visita Técnica no Clark County Fire Department. Na ocasião foi concedido o premio AWARD OF RECOGNITION aos Investigadores de Incêndio, pelos bons serviços prestados a comunidade de investigação de incêndio mundial.
Ten Cel Scharlyston Paiva assinando a documentação de criação do capítulo 80 durante o ITC de Las Vegas – EUA em 2017.
Lançamento oficial do capítulo 80 no Brasil. Cerimônia feita do auditório do HPM em novembro de 2017. Na Foto, TC Paiva e Maj Lugon acompanhados do Cel D’Isep, Comandante-geral do CBMES, Cel Calheira, ex-Comandante-geral e Sr Tarcísio, representante da FINDES.
11. Criação do Capítulo 80 da Associação Internacional de Investigadores de incêndio (IAAI) no Brasil.
Finalmente, em maio de 2017, durante o ITC (International training and Conference) em Las Vegas – EUA foi realizada a Cerimônia de assinatura do Contrato com a IAAI criando o Capítulo 80 – IAAI-Brasil.
Posteriormente, no mês de novembro de 2017. com a presença de autoridades civis e também de todos os oficiais da Corporação foi realizado o lançamento da Representação Brasileira na Associação Internacional de Investigadores de Incêndio, denominada, coordenada pelo CBMES (Corpo de Bombeiros Militar do ES),
O Capítulo 80 – IAAI-Brasil é atualmente presidido pelo Coronel BM Scharlyston Martins de Paiva e tem como vice-presidente o Ten Cel BM André Pimentel Lugon, oficiais peritos de incêndio do CBMES e possuidores de certificações Internacionais concedidas pela IAAI.
A franquia internacional proporciona maior acesso dos peritos de incêndio de todo o Brasil à metodologia científica, às ferramentas de pesquisa, bem como às plataformas de capacitação nos padrões internacionais, além de possibilitar um maior intercâmbio com investigadores de incêndio e explosão de todo o mundo.em Las Vegas
12. Certificação – Certified Fire Investigator (IAAI-CFI).
A certificação de melhor conceituação no cenário mundial: Certified Fire Investigator (IAAI-CFI®) é credenciada pelo Conselho Nacional de Qualificações para Bombeiros (Pro Board) e certamente proporciona aos seus detentores a notabilidade nos conhecimentos teóricos e práticos acerca da investigação de incêndio em todo o mundo.
Dois oficiais do CBMES, , o TC Scharlyston Martins de Paiva e o Maj André Pimentel Lugon, obtiveram êxito na prova de certificação realizada no ITC que ocorreu no mês de abril de 2017 em Las Vegas no Estado de Nevada nos Estados Unidos da América.
13. Realização do Curso de Especialização lato Sensu para formação de novos oficiais investigadores de Incêndio para a Corporação com nova malha curricular e nova metodologia de acordo com padrões mundiais
O Curso, realizado na cidade de Vitória-ES proporcionou aos novos investigadores de incêndio do CBMES e Corporações co-irmãs convidaadas, conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais fundamentados nos protocolos Internacionais e, ministrados por Instrutores com notória qualificação técnica e doutrinária dentre profissionais do Corpo de Bombeiros e do quadro de professores do meio acadêmico com títulos de mestres e doutores.
O “Curso de especialização em pericia de incêndio” foi realizado nos anos de 2017, 2018 e 2021 em parceria com a Escola de Serviços Públicos (ESESP) e proporcionou a formação de 120 novos investigadores de incêndio, sendo 67 do CBMES e 53 de outros Estados da Federação e Instituições Coirmãs (01–RS); (01-SC); (01-RJ); (01-MA); (02-RR); (02-PI); (31-BA); (01-MS); (02 -MT), (01-AL); (06-MG); (03 – PCES) e (01-PF/DF).
Atualmente, um novo Curso acontece, em formato de pós-graduação, e mais de 420h de treinamento. A Capacitação conta com a participação de 90 alunos de todos os estados da Federação e Coordenação do CBMES. Previsão de término: Dezembro de 2024.
Formatura do Curso de Especialização em Pericia de incêndio e explosão em dezembro de 2017.
14. Participação na ITC (International training and Conference) no Estado do Texas – nos Estados Unidos da América
Em maio de 2018 o TC Scharlyston Paiva e o Cap Bruno Moreira Bona, peritos de incêndio do CBMES participaram da International Training and Conference em Frisco, TX – EUA.
TC Scharlyston Martins de Paiva e o Cap Bruno Moreira Bona recebendo das mãos do Diretor da IAAI Rick Jones a Certificação IAAI-ECT
15 Certificação de 02 oficiais em Evidence Collection Technician (IAAI-ECT).
Dentro da Programação do ITC em 2018, os os peritos (TC Paiva e Cap Bona) Conquistaram a certificação Certificação Internacional de Coleta de evidências.
Essa Certificação possui o objetivo de credenciar o investigador de incêndio com conhecimentos fundamentais em relação aos requisitos necessários de desempenho e dos padrões estabelecidos relacionados à coleta de evidências em locais de incêndio.
Para a obtenção dessa certificação, foi necessário que os Peritos cumprissem alguns requisitos, tais como, o fornecimento de documentação sobre o cumprimento de exigências mínimas, incluindo experiência, treinamento e educação.
Em seguida, foram submetidos a um exame prático para a obtenção da certificação que foi composto, como já dito por atividades práticas e orais, em língua inglesa.
16. Realização do 1º Curso de Investigação de Incêndio em veículos em parceria com a ABINVI/Capitulo80.
No Mês de setembro de 2020 foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Investigadores de Incêndio – ABINVI/Capítulo 80 o 1° Curso de Investigação de Incêndio em veículos automotores. A capacitação contou com oficiais peritos do CBMES e do CBMRJ.
17. Realização do 1º SENAPI – Seminário Nacional de Perícia em Incêndio em Vitória-ES.
Nos dias 23, 24 e 25 de Março de 2022 ocorreu no Hotel SENAC Ilha do Boi na Cidade de Vitoria-ES o 1 Seminário Nacional de Pericia em Incêndios – SENAPI e a 1a Conferencia de Treinamento do Capitulo 80 – ABINVI, em parceria com o CBMES, LIGABOM e SENASP.
O SENAPI é o maior evento de Perícia em Incêndios e explosões do Brasil e contou com palestrantes do Brasil, Estados Unidos, México e Guatemala, com a abordagem de cases históricos de incêndios ocorridos no Brasil, bem como, de importantes temas de interesse para os profissionais dos Corpos de Bombeiros e peritos de outras Corporações.
O evento possibilitou o aprimoramento das atividades referentes à Segurança Contra Incêndio desenvolvidas pelos Corpos de Bombeiros, especificamente no que se refere à Investigação e pesquisa de incêndio, área fundamental para o progresso das ações de Prevenção destinadas a Salvar Vidas, evitar danos patrimoniais e proteger o meio ambiente.
1º SENAPI em Vitória, ES, em março de 2022.
Legenda: TC Paiva em palestra no ITC 2022 em Jacksonville.
18 Participação na ITC (International training and Conference) no Estado da Flórida – nos Estados Unidos da América”.
Pela primeira vez, uma equipe brasileira realizou uma apresentação na International Training and Conference (ITC), o maior evento internacional na área de investigação de incêndios e explosões do mundo.
Cinco oficiais investigadores de incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e membros da ABINVI participam do evento, que ocorreu em abril de 2022.
O Tenente-Coronel BM Scharlyston Martins de Paiva, apresentou uma palestra sobre “A Evolução da Investigação de Incêndio no Brasil e a aplicação do método científico em casos reais”.
A ITC é o maior e mais importante Fórum Mundial na área de investigação de incêndios e explosões, organizada pela International Association of Arsons Investigators (IAAI), com a participação de profissionais de todo o mundo, com o objetivo de troca de conhecimentos, informações e experiências.
19. Participação na Conferência Latino-Americana de Investigação de Incêndios em Buenos Aires – Argentina.
Em novembro de 2022, ocorreu a 6ª Conferência Latino-Americana de Investigação de Incêndios, na Argentina. O Tenente-Coronel Paiva, Presidente da ABINVI, representou a corporação capixaba e foi um dos palestrantes do evento apresentando o trabalho realizado no Espírito Santo por meio da palestra ‘A evolução da Investigação de Incêndio no Brasil – Conhecimento, mudança de cultura e aplicação do método científico em casos reais’.
A Conferência, organizada pelo Capítulo 79 da Associação Internacional de Investigadores de Incêndio, reuniu investigadores de incêndio de mais de 15 países latino-americanos na cidade de Buenos Aires, Argentina, para debater os avanços nas investigações e perícias de incêndio. O evento foi composto por diversas palestras e cursos teóricos e práticos.
20. Criação da 1º Certificação Nacional de Investigação de Incêndio.
A ABINVI/Capítulo 80 (Associação Brasileira de Investigadores de Incêndio) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo, criou a 1ª Certificação Nacional de Investigação de incêndio (Investigador de Incêndio nível Básico), dando início a uma nova fase da atividade no Brasil, com certificações e parâmetros estabelecidos e ordenados para que um profissional possa se qualificar e certificar para desempenhar as investigações em locais de incêndio e explosão.
ABINVI no SENABOM
Desde 2017 a Perícia de Incêndio vem obtendo espaço no Seminário Nacional de Bombeiros – SENABOM.
Em 2017, o Tenente-Coronel BM Scharlyston Martins de Paiva e o Major BM André Pimentel Lugon ministraram uma palestra sobre a importância da atividade de Perícia de Incêndio e Explosão para o desenvolvimento dos Corpos de Bombeiros Militares no XVII SENABOM (Seminário Nacional de Bombeiros) realizado em João Pessoa na Paraíba em novembro de 2017.
A palestra fez parte do cronograma de eventos do SENABOM que contou com a presença de gestores de segurança pública da Paraíba e de todo o país. Cerca de quatro mil profissionais e estudantes de todo o Brasil participaram do Seminário Nacional que ainda teve em sua programação a apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, provas técnicas e uma feira internacional de exposição de equipamentos utilizados na prevenção e combate a incêndios.
No ano seguinte, durante o XVIII SENABOM, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, novamente os oficiais Peritos do CBMES e da ABINVI tiveram participação marcante. No evento, cujo tema foi “Compartilhando Conhecimento na Proteção de Vidas e do Meio Ambiente”, foram apresentados três artigos científicos.
As apresentações foram realizadas pelo TC Paiva, Maj Lugon e 1º Ten Cunha do CBMES.
Os temas abordados foram a “Investigação Experimental e Modelagem da Dispersão Utilizando Fire Dynamics Simulator (FDS) para um Vazamento Acidental de GLP”, o “Estudo das Causas e Consequências dos Curtos-Circuitos Residenciais: Uma Revisão de Procedimentos para auxiliar a Investigação de Incêndio”, o “Método Científico na Investigação de Incêndios e Explosões: Um Estudo de caso no CBMES”.
No ano de 2019, no XVIX SENABOM, realizado na cidade de São Luiz, no Maranhão, o Tenente-Coronel Paiva apresentou o artigo com a Tema: “Perícia de Incêndio: uma solução para o conflito de competência entre os Corpos de Bombeiros Militares e as Polícias Científicas”, artigo elaborado em parceria com o Maj Lugon e com o Cap Cunha.
Já em 2022, entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, aconteceu no Expo São Paulo, na Cidade de São Paulo o XX SENABOM, após 02 anos sem a realização, devido a pandemia da COVID-19.
O XX SENABOM que contou com delegações e comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros de todos os Estados do Brasil teve por objetivo o incentivo à produção e acesso ao conhecimento fomentado pelos trabalhos acadêmicos; o acesso às novas tecnologias utilizadas para a Segurança Contra incêndio e emergências e a troca de experiência entre organizações governamentais e não governamentais que tem como foco a nobre missão de Salvar vidas.
Durante os dias do evento, somaram-se 54 horas de palestras científicas e workshops, com convidados técnicos e especialistas em painéis temáticos, rodadas de negócios, audiência de 3450 pessoas, reuniões dos Comitês temáticos do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM) além dos expositores nas feiras: FISP – Feira Internacional de Segurança e Proteção e Fire Show – Internacional Fire Fair.
A convite do Corpo de Bombeiros de São Paulo o Tenente-Coronel Paiva e o Major Lugon palestraram no evento com o tema: “A importância da Investigação, Pesquisa e Prevenção de Incêndios para os Sistemas de Segurança Contra Incêndios e Emergências.
A participação nesses eventos demonstrou uma importante ação dentro do foco prioritário de permanente capacitação, treinamento e valorização do público interno do CBMES. Ações que compõem o Planejamento Estratégico da Instituição.
Em 2023, na Cidade de Gramado, na serra gaúcha também houve a participação dos membros da ABINV no SENABOM que teve a sua edição de numero XXI. No evento, o Cel Paiva ministrou a palestra: A Perícia de Incêndio nos Corpos de Bombeiros Militares “Investigar para Prevenir”.
ABINVI na LIGABOM
Em 2017 foi Criado o CONAPI (Comitê Nacional de Perícia de Incêndio) por intermédio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros (LIGABOM).
No SENABOM 2017 ocorreu a Reunião da LIGABOM (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares). Por ocasião da reunião da LIGABOM foi proposta e aprovada, por unanimidade, a criação do COMITE NACIONAL DE PERÍCIA DE INCÊNDIO,
Importante mencionar que, não obstante a autorização da criação do comitê, a instalação oficial somente ocorreu por portaria do Presidente da LIGABOM no mês de dezembro de 2018.
O Comitê Nacional de Perícia de Incêndio (CONAPI) objetiva propor a criação e acompanhar o desenvolvimento de uma política nacional para a atividade de Perícia de Incêndio e Explosão visando uma padronização das ações por meio de uma uniformização de normas, metodologia, malhas curriculares e doutrinas e, não obstante, por meio de um agente regulador, sempre com a homologação do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).
Todas as proposições feitas pelo CONAPI objetivarão a produção de dados para a melhoria contínua do serviço de Segurança contra incêndio e Pânico, visando salvar vidas, proteger bens e preservar o meio ambiente.
De maneira subsidiária, o CONAPI objetiva também apoiar a criação de uma Política Nacional de Segurança Contra Incêndio, bem como um Sistema Nacional de Segurança Contra Incêndio com a finalidade de auxiliar no Estudo, na organização e no desenvolvimento das ações de Prevenção e Proteção Contra Incêndio em todo o Território Nacional, norteando as ações das Corporações Bombeiros Militares, bem como auxiliando as Instituições com competência investigativa criminal quando for o caso.
O CONAPI terá sua reunião anual presencial em evento de repercussão nacional, preferencialmente em Seminários ligados ao tema ou no Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM) e, por convocação do Presidente da LIGABOM, cabendo a cada ente federativo o custeio das despesas de deslocamento e hospedagem de seus representantes.
Foram realizadas reuniões presenciais no SENABOM de 2018 em Foz do Iguaçu/PR, 2019 em São Luís/MA, em 2022 no SENAPI em Vitória/ES, em 2022 no SENABOM de São Paulo/SP. e em 2023 no SENABOM de Gramado/RS.
Foram ainda entregues à LIGABOM em março de 2022 na Reunião dos Comandantes-Gerais em Brasília/DF os trabalhos desenvolvidos pelo COMPI e elaborados por meio de notas técnicas para avaliação, homologação e distribuição aos Corpos de Bombeiros Militares.
Atualmente a Presidência do COMPI está sendo ocupada pelo CBMES (Coronel BM Scharlyston Martins de Paiva) e a Vice-presidência com o CBMMG (Cel Frederico).
Gestão 2020 - 2022
A gestão 2020 – 2022 do Capítulo 80 – IAAI-Brasil, bem como da ABINVI está nas mãos do Tenente Coronel Scharlyston Martins de Paiva, tendo como Primeiro Vice-Presidente o Major BM André Pimentel Lugon, ambos oficiais do CBMES.
Sede
Atualmente a sede administrativa das Associações Internacional e brasileira de investigadores de Incêndio se localiza na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, sito à Avenida Tenente Mário Francisco de Brito, 100, Enseada do Suá.