"Saber não é suficiente; temos de aplicar, Vontade não é suficiente; temos de fazer!"

Johan Wolfgang Von Goethe

Quando o trabalho de investigação e aferição de sinistros foi iniciado no pequeno Estado do Espirito Santo por oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, este foi o lema escolhido para demonstrar a importância da persistência, do estudo, investigação e pragmatismo, de modo que fosse possível progredir e desenvolver um processo de melhoria contínua como ser humano, profissional e Instituição Pública.

Desta feita, desde 2012 os militares daquela Corporação têm realizados importantes pesquisas dentro e fora do Brasil nessa área investigativa, incluindo estudos em outros locais e instituições, sempre com o objetivo de trazer para o Estado do Espírito Santo – e porque não dizer para o Brasil - os mais modernos e avançados conhecimentos e técnicas consistentes com a missão constitucional dos Corpos de Bombeiros Militares de atingir o mais alto nível de excelência e competência nessa seara.

Em apoio à missão, o Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo determinou que seus oficiais de investigação fossem treinados para prestar este serviço valendo-se das melhores técnicas e métodos utilizados em todo o mundo.

Para tal, ainda no ano de 2012, foi feito o primeiro contato com a “International Association of Arson Investigators (IAAI)” durante o 5º ISFI (International Symposium on Fire Investigations Science and Technology), organizado em Maryland, USA pela NAFI (National Association of Fire Investigators).

Primeira certificação internacional
Primeira certificação internacional
Segunda certificação internacional
Segunda certificação internacional

No ano seguinte, uma comitiva participou da “International Training and Conference (ITC)” em Orlando, USA, desta vez organizada pela IAAI e, desde então, foram feitos contatos importantes onde foi oferecido apoio incondicional da IAAI para trazer para o Brasil o que há de melhor no mundo da investigação em incêndios e explosões.

Assim, em 11 de Abril de 2017 foram fundadas durante a ITC em Las Vegas, USA, num ato único, a filial brasileira da Associação Internacional de Investigadores de incêndio, conhecida como Capítulo 80, e a Associação Brasileira de Investigadores de Incêndio (ABINVI).

Fundação do Capítulo 80 - IAAI Brasil e ABINVI
Lançamento oficial do Capítulo 80 - IAAI Brasil e ABINVI

Embora a fundação tenha ocorrido em Abril de 2017, o lançamento oficial da Representação Brasileira da Associação Internacional de Investigadores de Incêndios, Capítulo 80 – IAAI Brasil e a ABINVI só foram oficializadas em 6 de Novembro de 2017, depois de todas as medidas burocráticas legais terem sido tomadas no Brasil.

A cerimônia à época foi presidida pelo Coronel Carlos Marcelo D'Isep Costa, então Comandante Geral do CBMES e contou com a presença das autoridades civis e Militares.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espirito Santo tem 15 investigadores de incêndios credenciados internacionalmente e membros das Associações Internacionais e Brasileira de Investigadores de Incêndios, todos certificados internacionalmente como técnicos de investigação de incêndios (IAAI-FIT).

Importante mencionar que dentre estes investigadores, o Tenente-Coronel BM Scharlyston Paiva e o Major André Lugon já tinham obtido com sucesso outras certificações internacionais (Instrutor Certificado - IAAI-CI e Investigador Certificado de Incêndios - IAAI-CFI), tornando-se os primeiros Investigadores Militares de Incêndios na América Latina a realizar tal proeza.

A integralidade com a Associação americana tem por objetivo proporcionar um acesso maior por parte dos investigadores de incêndio de todo o Brasil à metodologia científica, ferramentas de investigação e plataformas de formação com padrões internacionais, bem como permitirá um maior intercâmbio com investigadores de incêndio e explosão de todo o mundo.

Já no primeiro ano de sua fundação, A ABINVI registrou com sucesso mais de 80 investigadores de incêndios. Hoje somos mais 150 membros.

Vale dizer que as diretrizes do Capítulo 80 visam fazer da Associação Nacional uma referência para todo o campo da investigação em incêndios e explosões no Brasil e servir de modelo, como uma espécie de ISSO, para a nobre e importante atividade através da propagação do conhecimento na aplicação de novas formações, difundindo doutrina e metodologia em todo o país.

Representação da ABINVI na ITC 2022 Jacksonville - Florida - EUA
Representação da ABINVI na ITC 2022 Jacksonville - Florida - EUA
Palestra na ITC 2022 Jacksonville - Florida - EUA
Palestra na ITC 2022 Jacksonville - Florida - EUA

O Capítulo 80, representado pelo seu presidente, o Tenente Coronel Scharlyston Martins de Paiva e o primeiro vice-presidente, o Major André Pimentel Lugon fizeram uma apresentação sobre a importância da atividade de Investigação de Incêndios e Explosão para o desenvolvimento do Corpo de Bombeiros Militar no XVII SENABOM (Seminário Nacional de Bombeiros), realizada em João Pessoa, na Paraíba, em Novembro de 2017.

A apresentação fez parte da agenda de eventos do SENABOM que contou com a presença de gestores de segurança pública da Paraíba e de todo o país. Cerca de quatro mil profissionais e estudantes de todo o Brasil participaram na Conferência Nacional, que teve também na sua programação a apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, testes técnicos e uma exposição internacional de equipamentos utilizados na prevenção e supressão de incêndios.

Dentro do SENABOM de 2017 foi feito uma reunião da LIGABOM (Liga dos Comandantes Gerais do Corpo de Bombeiros Militar do Brasil). Por ocasião da reunião daLIGABOM, foi feita uma Apresentação pelo Presidente, Tenente Coronel Scharlyston Martins de Paiva sobre a criação do Capítulo 80 e da ABIMVI, os seus objetivos e missão, bem como uma proposta que foi aceita por unanimidade sobre a criação do COMITÊ NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO DE INCÊNDIOS E EXPLOSÕES, sob a coordenação do Capítulo 80 e ABINVI, em parceria CBMES.

A gestão 2020 – 2022 do Capítulo 80 - IAAI-Brasil, bem como da ABINVI está nas mãos do Tenente Coronel Scharlyston Martins de Paiva, tendo como Primeiro Vice-Presidente o Major BM André Pimentel Lugon, ambos oficiais do CBMES.

Atualmente a sede administrativa das Associações Internacional e brasileira de investigadores de Incêndio se localiza na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, sito à Avenida Tenente Mário Francisco de Brito, 100, Enseada do Suá.

Logo International Association of Arson Investigadors Inc. (IAAI) Logo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) Logo do CDA de Perícia de Incêndios Logo do CDA de Perícia de Incêndios